quarta-feira, 8 de março de 2017

PROJETO FAZENDO ARTE NO CEI PEQUENOS PENSADORES

A presença da arte no cotidiano da Educação Infantil é muito importante! Crianças que estão expostas às diferentes linguagens expressivas em um ambiente enriquecido diariamente pela arte podem ser melhores conhecedoras e apreciadoras das manifestações artísticas. Ampliam suas possibilidades de expressão e representação do mundo. Neste sentido, a professora Denise F. Lyra realizou uma atividade muito rica em sensações com nossos Pequenos Pensadores: bolinhas na água. Os pequenos adoraram!  
Acompanhem nossos cliques! 













terça-feira, 7 de março de 2017

CRIANÇA NÃO NAMORA


Quando a criança começa a andar, a falar, a conhecer o mundo e, principalmente, o outro, passa a querer fazer o que todas as outras pessoas ao seu redor fazem. Andar de salto alto, passar maquiagem, usar o celular da gente, dirigir o carro da família... Namorar está na lista. Mas, assim como ela não vai pegar a chave e sair com o carro da garagem, não vai namorar de verdade, claro. Criança não namora. Tem amigos. Não dá para comparar o que os pequenos chamam de namoro com o relacionamento dos adultos. Isso é o fim.
Sim, as crianças estão cada vez mais expostas a mensagens inadequadas para a idade delas, a cenas com conteúdo sexualizado, tipo striptease na novela das seis. Mas não adianta desligar a TV na hora da novela se você não sabe preservar sua intimidade. Pai e mãe podem demonstrar afeição, mas nada de namorar na frente do filho. O psicanalista francês Marcel Rufo, autor do livro Tudo O que Você Jamais Deveria Saber sobre a Sexualidade dos seus Filhos, é enfático: “Papai e mamãe terem gestos de carinho um com o outro, ótimo. Mas os beijos insistentes, as palavras e as atitudes abertamente sexuais são chocantes, pois tornam evidente uma sexualidade dos pais que as crianças devem sempre ignorar”, diz.
Passar a falar que tem um namoradinho ou namoradinha na escola é sinal de que seu filho ou filha está se desenvolvendo normalmente. Quer dizer que ele já percebeu que não pode realizar a fantasia de namorar a mãe ou casar com o pai. “Dos 3 aos 6 anos, as crianças estão imersas em experiências de paixões, além de perceber as diferenças corporais entre homem e mulher”, explica a psicanalista Soraia Bento Gorgatti, mãe de Gabriel e membro do Instituto da Família. Ela conta que toda essa tensão relacionada à idade está ligada à fase do Complexo de Édipo. Com o tempo, eles percebem que os pais já têm companhia e procuram outro "namoradinho", na verdade um amigo mais especial. Amigo, certo?
O tal do “namoro”, como eles chamam, não tem de ir além de querer ficar perto, pegar na mão, abraçar... E só. Quando a coisa passa do limite é que os pais e professores precisam interferir. “Para que o desenvolvimento da criança siga um curso adequado, os adultos precisam colocá-la no seu devido lugar”, diz a psicoterapeuta Silvia Petrilli, filha de Risoleta. Ou seja: no lugar de criança. Cabe a nós explicar aos filhos que gente pequena NÃO namora, mas tem amigos, gosta e sente carinho por eles. Namoro mesmo, só depois de grande.
Fonte: http://guiame.com.br/gospel/familia/crianca-nao-namora.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Peixinhos no CEI Pequenos Pensadores

Nossa professora Rafaela , participou de uma pescaria durante o final de semana e lembrou-se de nossos Pequenos Pensadores . Trouxe uma maravilhosa surpresa...Peixinhos!
As crianças muito curiosas, observaram atentamente , pegaram nas mãos, sentiram o cheiro e aprenderam um pouco mais sobre as curiosidades de um peixe!
Obrigada Pro Rafa pelas sensações proporcionadas!









quinta-feira, 2 de março de 2017

Nosso dia a dia

O cotidiano das crianças na escola de educação infantil deve ser agradável, aconchegante, estimulante e desafiador! Promover situações de aprendizagem, convívio e construção do conhecimento é essencial para o desenvolvimento infantil. O Centro de Educação Infantil Pequenos Pensadores por meio de suas ações diárias proporciona as crianças brincadeiras ao ar livre, lanche na área externa, manuseio com materiais diversificados, contato com a terra e a água, dança, música e pequenos passeios na comunidade! Acompanhem nosso dia!















quarta-feira, 1 de março de 2017

Educação Física e Horta Escolar: uma parceria saudável

A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, devemos promover um ambiente saudável, estimulante e educativo. Neste sentido, a professora de educação física Ariela Boaventura Brasil desenvolverá no ano de 2017 o Projeto Horta é vida.
Nesta semana as crianças dedicaram-se a limpar o espaço para próxima plantação!
 Ao final do trabalho, todos se deliciaram com um gostoso suco de couve e laranja.
Acompanhem a evolução deste projeto aqui no blog.












O primeiro dia de aula a gente nunca esquece! Desejamos a todos um feliz ano Letivo!